Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

O CADASTRO

O funcionário municipal, agora ocupando uma das dependências da estação da estrada de ferro de Bragança, começa o serviço de cadastramento dos terrenos de proprietários rurais da vila. Ninguém tem conhecimento do que é um cadastro rural. Vitório Pinto é quem explica. Diz que o governo federal com este cadastro, terá conhecimento das condições de vida no campo, o que os agricultores produzem e como o fazem; dessa forma,poderá disponibilizar empréstimos para financiamento da produção e outras melhorias. Fala também que quem não fizer o cadastro ficará de fora desses benefícios e talvez até perca sua terra para o governo que repassará para o novo proprietário dentro do projeto de reforma agrária.
Os presentes não querem ser o primeiro, mas também não querem ser o último. Um diz ao outro: vai primeiro! e o outro: vai primeiro. O funcionário em tom de graça - venham, o cadastro não vai morder ninguém. E por fim o primeiro tem coragem entra: - nome Ozias Geraldo dos Anjos, estado civil - não entendo! replica o funcionário - estou perguntando se o senhor é casado. Casado. Qual o tamanho de seu terreno - 2 lotes; responde o agricultor - Qual a área beneficiada - Não entendo - O que você tem plantado. 10 tarefas de roça madura de inverno, 10 tarefas de roçado de verão com a primeira capina, 20 tarefas de roçado de inverno com arros, milho e mandioca. O milho já está bonecando e o arroz já está embuchando.
Agora quem não entende é o funcionário, mas dentro da informação entende que tem mais ou menos 10 tarefas de mandioca, 6 tarefas de arroz e 6 tarefas de milho, o embuchamento de arroz não interessava para o cadastro. Quantos animais bovinos, equinos, caprinos? Com essa pergunta o lavrador respondeu: danou-se, eu nunca criei esses bichos. O funcionário, com ar superior, pergunta. - eu estou perguntando se o senhor cria ovelhas, cabras, boi, cavalos? - Só tenho 3 cavalos, 2 para carga e um esquipador. Quantas galinhas? -Esse negócio de criação é com a mulher - Mas faça um cálculo - Então ponha a: 30 cabeças de galinhas poedeiras e frangos, uns 20 pintos, tem 3 cavalos e 2 porcas com bacurim e um barrão. Quantas ávores frutíferas? Aí é que quebrou dentro, pois eu nunca pensei em contar os pés de piquiá, uxi, mari, castanha, que é muito no terreno de mata sem contar os de açaí, abacaba. Não. Me dê as árvores que você planta. Faça um cálculo. E assim de cálculo em cálculo, os cadastros de Ozias Geraldo e dos demais foram feitos.
O que deu problema foram as grandes áreas cadastradas, pois quando veio o valor cobrando o imposto sobre a terra muitos não puderam pagar. Além disso, os arrendatários que ocuparam estas áreas com suas lavouras se acharam no direito de não pagar a renda com a esperança que o governo tomasse e repartisse com não tinha. Outro problema surgido foi que o ITR, imposto territorial rural, não dava direito à propriedade e muitos proprietários com grandes áreas ficaram com medo de perder seus terrenos, para o governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário