Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

BENEFICIAMENTO DA MANDIOCA

"Isto é serviço para macho!" Foi essa a expressão que Luiza, uma das maiores lavadeiras de massa, me disse quando soube que eu seria o puxador de água. "E tem mais, se não der conta vai tomar banho de tucupi e vestir saia, pois não tô pronta pra ficar aqui até de noite por falta de água no tanque"! "Quem vai dar este banho?" - pergunta o proprietário da casa de farinha."Eu e Anunciada" - responde.
Anunciada é outra lavadeira que pouco fala, mas consente rindo.
Enquanto as raspadeiras descascam a mandioca, puco 60 latas do poço que tem uma profundidade de pelo menos 6 metros. Sou avisado que já tem bastante mandioca para por no banco e cevar. Ponho-as no tanque, lavo e vou enchendo o banco.
O cevador é Elias que, além disso, funciona o motor.
As lavadeiras transportam em cuias grandes a massa já pronta para separar a goma, o que é feito no pano que está esticado sobre os coxos. Elas põe água sobre a massa e esfregam até extrair toda a goma.
A água do tanque diminui; corro até o poço e puxo mais 20 latas. Já tem mandioca raspada e carrego para lavar e jogo dentro do banco. A massa lavada está dentro de uma lata de 20 litros - desta que transportam querosene.
Luiza xinga:"desocupa a lata de massa! Esse vai tomar banho de tucupi". Elias me orienta para que eu ponha a massa na prensa, acrescentando que vai dar uma ajuda ajeitando os panos da prensa.
Luiza diz: "vou levar esta massa para a prensa, pois não tem jeito este vai vestir saia". Não falo, mas discordo e me apresso em esvaziar as latas. As raspadeiras avisam que já tem muita casaca de mandioca para juntar.Uma ajudam pondo as cascas em caçoar, outras não.
Junto as cascas e as transporto para um casqueiro. Ponho mandioca no banco, puxo mais20 latas de água, ponho massa na prensa que já está cheia e Elias me ensina a fechá-lo. Luiza avisa: "Tá na hora de mudar o tucupi, pois não dá mais para lavar". Mudo o tucupi e corro com o caçoar cheio de casca.
Os cavalos entram suados como está quem os dirige, que chamam de cambiteiro. A distância entre a roça e casa de farinha varia de 02 a 05 quilômetros. São feitas 02 viagens. A primeira trouxe 03 cargas e a segunda 02. Se tiver muita goma dará cerca de 50 quilos por carga. Pelos cálculos das raspadeiras, hoje vão terminar mais cedo, pois a mandioca é grande e boa de raspar.
São 12 horas quando chega o cambiteiro com as 02 últimas cargas.As raspadeiras ajudam a descarregar os animais que depois irão tomar banho. Elias me avisa que tenho de terminar de encher os coxos de tucupi para que dê tempo de prosseguir o serviço; sendo que tenho de desocupar a prensa para por o resto da massa lavada. São 05 horas, as lavadeiras terminam as suas tarefas, encharcadas de tucupi e água.Com 20 latas de água termino de encher o tanque.Duas horas depois o proprietário esgotará os coxos do tucupi, desmanchará as gomas com água limpa, torcerá para dar 250 quilos.
Não tomei banho de tucupi, não vesti saia. Sou macho! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário